
Moçambique, país do histórico líder Samora Machel, vivia uma guerra civil sem fim à vista e na África do Sul de um Nelson Mandela preso, a população negra enfrentava o Apartheid e a criminalidade. Mas anal o que poderia levar um jovem urbano a trocar a incerteza do seu país de origem pela intranquilidade do país de destino?
SINOPSE
Dizcontos, é um solo teatral inspirado em histórias de imigração dos jovens moçambicanos que partem em busca dos seus sonhos na vizinha África do sul, também conhecida como a "a terra do ouro e do diamante". Nesta performance próxima da autobiograa, a única coisa que parece imutável, é a permanente construção de um Moçambique marcado pela guerra civil. O olhar descomprometido de uma família obrigada a lidar com a migração de um dos seus, é foco central da narrativa que se confessa árdua. Nestas memór ias, (exclusivas dos anos 80/90) revelamse histórias de luta e de sobrevivência com repercussões globais, conrmando o popular provérbio de que "nem tudo o que brilha é ouro".
FICHA TÉCNICA:
Criação e interpretação: Klemente Tsamba; Apoio na criação: António Revez (Léndias de Encantar, Beja, Portugal) Assistência na pesquisa: Pedro Pires (Companhia do Feijão, São Paulo, Brasil); Criação musical, cenário e adereços: Klemente Tsamba; Arranjos musicais e gravação em estúdio: João Nunes; Fotograa: Paulo Barreiras e Margareth Leite; Sinopse: Liliana Janeiro; M16 anos; Duração: 55 minutos.
CIRCULAÇÃO
A peça já passou por:
Moçambique: Centro Cultural Brasil Moçambique, Brasil: FESTLUSO Piauí, Teresina, Portugal: FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo, Beja, Torres Vedras, Grândola,
