top of page
DIZ.jpg

SINOPSE

 

Dizcontos, é um solo teatral inspirado em histórias de imigração dos jovens moçambicanos que partem em busca dos seus sonhos na vizinha África do sul, também conhecida como a "a terra do ouro e do diamante". Nesta performance próxima da autobiograa, a única coisa que parece imutável, é a permanente construção de um Moçambique marcado pela guerra civil. O olhar descomprometido de uma família obrigada a lidar com a migração de um dos seus, é foco central da narrativa que se confessa árdua. Nestas memór ias, (exclusivas dos anos 80/90) revelamse histórias de luta e de sobrevivência com repercussões globais, conrmando o popular provérbio de que "nem tudo o que brilha é ouro".

PRÓLOGO

Quando a guerra começou eu fugi
atravessei o deserto
depois embarquei numa canoa
Mas a canoa quebrou-se e eu continuei a nado
Mais tarde fui resgatado
E levado para um campo de concentração
Mas consegui fugir
Pulei a cerca
O guarda que me perseguia
já estava cansado
Mas muitos ficaram, muitos ficaram

A ideia de dizcontos, contos sobre imigração
surgiu durante uma digressão, pelo Brasil
onde tive a oportunidade de participar em encontros
de partilha de histórias com emigrantes africanos

APRESENTAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA

Moçambique, país do histórico líder Samora Machel, vivia uma guerra civil sem fim à vista e na África do Sul de um Nelson Mandela preso, a população negra enfrentava o Apartheid e a criminalidade. Mas anal o que poderia levar um jovem urbano a trocar a incerteza do seu país de origem pela intranquilidade do país de destino?

FICHA TÉCNICA:

 

Criação e interpretação: Klemente Tsamba; Apoio na criação: António Revez (Léndias de Encantar, Beja, Portugal) Assistência na pesquisa: Pedro Pires (Companhia do Feijão, São Paulo, Brasil); Criação musical, cenário e adereços: Klemente Tsamba; Arranjos musicais e gravação em estúdio: João Nunes; Fotograa: Paulo Barreiras e Margareth Leite; Sinopse: Liliana Janeiro; M16 anos; Duração: 55 minutos.

CIRCULAÇÃO

A peça já passou por: Moçambique: Centro Cultural Brasil Moçambique, Brasil: FESTLUSO Piauí, Teresina, Portugal: FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo, Beja, Torres Vedras, Grândola, 

 

bottom of page