top of page

SINOPSE

Quando ouvirdes o tam-tam do tambor, largai os vossos afazeres, e atendei ao chamamento! Estais todos convidados para a grande roda dos contos, à volta da fogueira, debaixo da arvore sagrada. Vinde ver, ouvir e viver com os animais que falam!


KARINGANA E A BATUCADA DE CONTOS é um espetáculo que navega no universo da tradição dos contos tradicionais moçambicanos, criando por vezes, momentos de interação com o público através de jogos e ritmos de percussão improvisados. Sim, porque o contador é quem conta o conto, mas o ouvinte é quem acrescenta o ponto.

CRÍTICA

...a lua nasce hoje cheia, grávida, plena, contadora astral da terra e suas gentes, espécies, vidas em calendários lunares a valer. O Teatro Taborda mira-se da colina da cidade e trás para dentro de si histórias vibrantes de batucadas, numa voz moçambicana do tempo em que os animais falavam, e aonde se juntam outras derivações da contemporaneidade criadora de construção de possíveis com a humanidade, com os bichos e com o planeta mais inteiro, lugar onde os sorrisos acreditam e constroem a esperança todos os dias. A voz corpórea desta viagem que conecta o universo é a do ArteNauta Ator e Contador de Histórias Klemente Tsamba, brilhantemente envolvendo o público de todas as idades na sua “Karingana” e Batucada de Contos, aqui no Teatro Taborda, lugar de onde se avista e abarca o mundo.

AMÍLCAR MARTINS / Má Miu Cá | Cavalo Livre
(Professor jubilado do Departamento de Educação e Ensino a Distância; foi coordenador do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta).. (Estreia no Teatro da Garagem)

FICHA TÉCNICA

Textos: A partir de contos tradicionais moçambicanos; Criação e interpretação: Klemente Tsamba; Apoio e assistência: Ana Palma (Teatro da Garagem); Bonecos e Adereços: Klemente Tsamba; Animação stopmotion: Jéssica Lopes; Fotograa: Ana Dias; Produção: Chamadarte AC Co-Produção: Teatro da Garagem;; Duração: 50 min; M6 anos

CIRCULAÇÃO:

Com participação em festivais de teatro de países tais como: Moçambique (FITI - Festival de Teatro de Inverno, Maputo) Portugal (FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo; FLIS - Festival do Literário de Serpa; Encontro de Palavras Mágicas, Lagos)

bottom of page